Post Job Free

Resume

Sign in

Electrical & Computers Engineer

Location:
Lisboa, Portugal
Posted:
January 27, 2021

Contact this candidate

Resume:

CURRICULUM VITAE

DADOS PESSOAIS:

NOME: José Miguel Martins Neves

CONTACTOS: adjqyu@r.postjobfree.com – 963 811 729

CÉDULA PROFISSIONAL

PROFILE:

Engenheiro Eletrotécnico altamente qualificado e profissional. Elevada experiência e profundo conhecimento técnico nas várias áreas do domínio elétrico (automação/comando, instrumentação, acionamentos, informática/redes comunicação, instalações/quadros BT e MT, Projeto, Operação, Manutenção, Fiscalização) e ainda fruto da experiencia profissional e da boa formação académica ao nível da Física, possuo elevados conhecimentos de sistemas/redes mecânicas e hidráulicas, para além de uma grande experiência no capítulo da Direcção/Gestão/Coordenação.

Exigente, organizado, leal, com facilidade na comunicação e nas relações interpessoais. Muita e diversificada experiência técnica bem como cultural, fruto de já ter trabalhado em 4 Continentes, ao que acresce uma grande capacidade de trabalho sob pressão e com prazos reduzidos.

Excelente candidato para cargos que requeiram empenho, responsabilidade e que apresentem desafios.

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS:

Ensino Superior:

Instituto Superior Técnico, Curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

(Realizado nos anos de 87 a 92, com a classificação final de 14 valores).

Ensino Secundário:

Escola Secundária Fonseca de Benevides, em Lisboa (Ramo de Eletrotecnia). José Miguel Martins Neves

2/5

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

• Jan. 13 até Ago. 2020 – Coordenador da Rodrisol – Consultoria e Projectos, Lda, sendo a Rodrisol uma empresa Angolana dedicada às áreas do Projeto e da Fiscalização de grandes obras Governamentais de infraestruturas (Energia, Água, Estradas e Edifícios), em todas as suas vertentes (Engenharia e Arquitetura).

Eu era responsável pela coordenação das ações e do pessoal de Engenharia/Projeto e Fiscalização desta empresa (cerca de 20 elementos) e dava ainda suporte técnico na área das instalações técnicas especiais às obras desta empresa no território Angolano. Dentro das minhas funções estava a representação da Rodrisol junto do Dono da Obra

(Governo de Angola) e das Direções dos Empreiteiros, com o intuito do correto desenvolvimento das obras, tanto ao nível do cumprimento dos critérios técnicos previamente aprovados como do cumprimento dos prazos e da aferição do progresso da faturação. Principais obras coordenadas:

Sistemas de Abastecimento de Água (Captação/Tratamento/Distribuição);

Sistemas Distribuição de Energia (MT, BT e IP);

Estradas e Pontes;

Edifícios Governamentais/Oficiais (Ex. Casas Juventude, Sedes Governo Provinciais, etc).

Mai. 11 até Dez. 12– Diretor de Técnico da EINAUS – Engenharia, Lda, tendo esta empresa por objetivo principal a conceção/projeto, a coordenação, o desenvolvimento, a instalação e manutenção de sistemas elétricos e de comando, possuindo para esse efeito equipas de instalação e montagem, de quadristas, de instrumentistas e de programadores de autómatos/SCADA.

A minha atividade passava pelo controlo e supervisão de obra, tanto a nível técnico como de Segurança e controlo de custos/prazos, para além de dar ainda apoio, quando requisitado, ao Dept. Comercial a nível da criação de soluções técnicas para cumprir com as especificações dos Cadernos de Encargos das consultas que estes recebem dos clientes e até em conversações técnicas com estes últimos no sentido de adequar a solução proposta exatamente ao por estes pretendido.

Principais obras realizadas:

Projeto, Fornecimento, Instalação, Desenvolvimento e Colocação em Serviço da Linha Coater da Saint Gobain Cristaleria em Aviles - Espanha, para a Saint Gobain Cristaleria.

Projeto, Fornecimento, Instalação, Desenvolvimento e Colocação em Serviço das ETAR's Lagoinha, Pinhal Novo e Montado da SIMARSUL, para a Degremont.

Projeto, Fornecimento, Instalação, Desenvolvimento e Colocação em Serviço da ETAR ZIA da SIMARSUL, para a Degremont.

Projeto, Fornecimento, Instalação, Desenvolvimento e Colocação em Serviço de Sistema de Contagem e Monitorização Remota (via páginas web) de pippelines da BP Matosinhos, para a IMCEI.

Projeto, Fornecimento, Instalação, Desenvolvimento e Colocação em Serviço de um Sistema Automático de Controlo e Monitorização da temperatura de 27 silos (35 metros cada) de cereais da cervejeira Sagres – Lisboa (Groupo Heineken).

Gestor do projeto elétrico e de comando do Sistema de Check-in e Manuseamento de Bagagem do novo aeroporto El Dorado (Bogotá, Colombia), para a BEUMER/CRISPLANT.

José Miguel Martins Neves

3/5

Nov. 07 até Mai. 11 – Por força da integração da atividade da empresa SPIntegra

(apresentada no ponto seguinte) e seus ativos, na empresa Linha D’Água – Engenharia e Ambiente, Lda, assegurei a mais correta, eficiente e pacífica integração, continuando a assumir a Direcção Técnica e Comercial desta atividade.

Principais obras realizadas:

Desenvolvimento e Colocação em Serviço do Novo Sistema de Comando e Supervisão do Túnel do Grilo, para a ASCENDI.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Supervisão e Comando da Linha de Comboio de Alta Velocidade Ancara - Istambul (TCDD - Turquia), para a THALES.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento Sistema de Telemetria da Medição de Caudal da SIMTEJO (Concurso Público Internacional), para a SIMTEJO.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Automação das Águas do Mondego (Lote B), para a CME.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento de Atualização ao Sistema de Automação e Supervisão da SANEST, para a SANEST.

Renovação do Sistema de Telegestão de Água da Penafiel Verde, para a Penafiel Verde.

Fev. de 00 até Oct. 07 – Diretor Geral da SPIntegra – Engenharia e Integração de Sistemas, Lda, tendo esta empresa por objetivo principal a conceção, a coordenação, o desenvolvimento, a instalação, manutenção e até fiscalização de sistemas de automação e controlo (produtos e serviços), incluindo neste âmbito os acionamentos, a instrumentação e a supervisão em plataforma PC, ou consolas gráficas, dos processos (diálogo Homem - Máquina) De realçar ainda o facto realizava auditorias de Qualidade de Energia e comercializava/projetava/instalava soluções de compensação ativa de harmónicas. Nesta empresa, e apesar de ocupar o cargo de Dir. Geral, era a referência técnica (e em obra) da empresa, e a razão pela qual um considerável número de grandes clientes nos confiou a execução de importantes trabalhos, quando comparados com a estrutura permanente da SPIntegra (entre 6 a 10 elementos), o que implicou realizar muita subcontratação e consequente trabalho de fiscalização em obra.

Dos mais de 100 sistemas/obras que poderia enunciar como referências, passo a apresentar um short list, que realça o nível e a multiplicidade de competências técnicas, de gestão e controlo de obra exigidas nesta atividade:

Estudo, Fornecimento e Montagem de Sistema de Compensação Ativa de Harmónicas no PT18 e para o PT5 (total de 520AH) da/para a Cimpor - CP Alhandra.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Gestão de Energia e da Rede Eléctrica de BT do Casino de Espinho, para a Omninstal.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Gestão de Energia e da Rede Elétrica de MT do Fórum Almada e do Feira Nova de Casal do Troca

(Odivelas) com ligação ao Centro de Despacho da EDP via protocolo IEC 870-5-101, para a Schneider Electric.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Gestão Técnica Centralizada e de Energia do Carrefour de Loures e do Carrefour de Braga, para a Schneider Electric.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Gestão de Energia da/para a Cimpor - CP Alhandra e CP Loulé.

José Miguel Martins Neves

4/5

Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Gestão Técnica e AVAC do Hotel Royal Garden (Ponta Delgada), para a Mota-Engil Engenharia.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Gestão Técnica Centralizada e do Sistema de Gestão AVAC do Hotel GoldenResidence (Funchal), para a Sicaprep e CME.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Comando e Supervisão das duas Centrais de Betão da Barragem do Pedrogão (Sistema Alqueva), para a WVA.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Comando e Monitorização da linha de produção de cabos de Média Tensão da/para a CABELTE

(Arcozelo).

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Automação e Comando/Supervisão da Central de Compostagem da Amarsul (Setúbal), para a HIDURBE.

Integração de informação de um oscilopertubografo de um PT de 60kV no Sistema de Gestão de Energia da/para a Cimpor - CP Alhandra.

Desenvolvimento/Comissionamento das aplicações de Gestão e Comando de duas Estações Elevatórias do Alqueva (Monte-Branco e Lagoa Vermelha – EDIA), para a Mota-Engil Engenharia.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento de Sistemas de Automação de EE’s e ETAR’s das Águas do Centro Alentejano (Montoito e Redondo), para a Schneider Electric.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento de Sistemas de Automação de EE’s e ETAR das Águas do Oeste, para a Engigás.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento dos Sistemas de Automação de ETAR’s das Águas do Norte Alentejano, para a CME.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Comando/Monitorização e Sistema de Controlo da Qualidade do Ar do Túnel de Mato Forte (BRISA-A10), para a Telic.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento de novo Sistema de Comando e Supervisão dos Túneis de Carenque, Montemor e Mato-Forte para a BRISA (CCO Carcavelos).

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Comando e Supervisão da Circular Sul de Braga (BRISA), para a Tracevia.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Comando e Monitorização e Sistema de Controlo da Qualidade do Ar do Túnel do Viriato (Viseu), para a CME.

Fornecimento, Desenvolvimento e Comissionamento do Sistema de Automação e Comando/Supervisão do Túnel do Marquês (Lisboa), para a CME.

Mai. 96 a Fev. 00 – Quadro (Eng. Sénior) da Cegelec AEG Instalações e Sistemas de Automação, Lda, sendo responsável pelo Departamento de Processos Industriais, Gestão de Energia e Ambiente. Responsável pela criação e gestão do budget do departamento em causa, bem como pela gestão direta dos seus recursos humanos. Nesta empresa, e devido à sua dimensão/capacidade neste sector, as ações de prospeção de mercado tinham como principal objetivo projetos de elevada dimensão. Responsável por toda a negociação técnica e comercial dos projetos com os Clientes, e posteriormente a supervisão da execução das obras, garantindo o José Miguel Martins Neves

5/5

cumprimento das especificações do Caderno de Encargos, as boas regras técnicas, a Higiene e Segurança no Trabalho e o controlo financeiro.

Principais obras realizadas:

Sistema de Supervisão e Telecomando da Adução Odeleite-Beliche/ ETA de Tavira, para a Hidrocontrato.

Sistema de Telemetria e Comando das Subestações dos Serv. Munic. Transp. Urb. Coimbra, para SMTUC.

SCADA Setgás, constituído por 2 Centros de Comando Redundantes, 22 estações remotas, redes de comunicação em fibra ótica e em linha comutada para além de um inovador sistema de alarmes em voz (via GSM), para Setgás.

Fornecimento, Desenvolvimento e Colocação em Serviço de Sistema de Gestão Central do Túnel do Grilo (Sacavém-Loures), para a TECNOVIA.

Fev. 95 a Mai. 96 – Quadro (Eng. Júnior) da Schneider Electric Portugal, Lda com funções de gestor de produto, sendo responsável por toda a gama de produtos de hardware e software de automação industrial da MODICON.

Fev. 93 a Jan. 95 – Quadro (Eng. Júnior) da AEG Portuguesa, S.A., com responsabilidades técnico/comerciais na área da automação industrial, sistemas de supervisão/comando e telegestão, com principal ênfase nos sectores da Energia e Ambiente.

Out. 92 a Jan. 93 – Prestação de serviços na Direção Geral de Energia, com responsabilidades na apreciação técnica de projetos para mini - hídricas e centrais de cogeração, para efeitos de obtenção de alvarás.

Jul. a Set. de 92 – Estágio de 3 meses na Telecel (actual VODAFONE), com responsabilidades no licenciamento, e posterior gestão da instalação, da alimentação e proteção elétrica dos transmissores/recetores da rede digital de telefones celulares deste operador.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR:

Participação no “Roll Out 93” da AEG MODICON, em Barcelona.

Cursos de formação em automação “TOP GUN I” (1993) e “TOP GUN II” (1994) ministrado pela AEG MODICON HOLANDA (Amsterdão).

Curso de formação no software de comando e supervisão MONITOR 77 ministrado pela TELEMECANIQUE FRANÇA (Nice) em 1995.

Curso de formação no autómato TSX 37 ministrado pela TELEMECANIQUE FRANÇA

(Nice) em 1995.

Participação no “Roll Out 96” da MODICON, em Barcelona.

Curso de Formação Avançada de Sistemas de Telegestão (SCADA), ministrado pela CEGELEC AEG (Frankfurt), em 1997

Curso de formação no software de comando e supervisão MONITOR PRO ministrado pela Schneider Electric PORTUGAL (Lisboa) em 2000.

Curso de formação no software de automação UNITY PRO ministrado pela Schneider Electric PORTUGAL (Lisboa) em 2003.

Curso de formação no software de comando e supervisão VIJEO CITECT ministrado pela Schneider Electric PORTUGAL (Lisboa) em 2007.

Curso de formação no software de comando e supervisão CIMPLICITY ministrado pela GE Fanuc ESPANHA em 2008.

Curso de Formação na ISO9001:2008, em 2009 (Lisboa).

Curso de Formação em Hig e Segurança do Trabalho (50 horas), em 2011 (em Lisboa) DADOS PESSOAIS COMPLEMENTARES: Excelente domínio do Inglês, do Francês e do Espanhol; Ótima capacidade de análise objetiva e poder de decisão; Carta de condução.



Contact this candidate