Resume

Sign in

Project Manager Software

Location:
RS, Brazil
Posted:
December 31, 2017

Contact this candidate

Marcelo Chagas

OBJETIVOS

Oportunidades relacionadas a Gerenciamento de Projetos, Scrum

Master, Product Owner, Análise e Desenvolvimento de Software em áreas relacionadas a tecnologia da informação.

EXPERIÊNCIA

2015 – atual IT Project Manager / Scrum Master

EMBRAER

2014 – 2015 Scrum Master / Project Manager

HP - Hewlett & Packard

2013 – 2014 It Project Manager

DELL

2011 – 2013 System Analyst / Scrum Master

RIO 2016

2007 – 2011 It Project Manager / Scrum Master

Construtiva

2006 – 2007 System Analyst

IBM

2005 – 2006 System Analyst

Tlantic (Sonae Group)

1999 – 2005 System Analyst

Telefonica

1995 – 1999 Developer

Startup Companies

EDUCATION

2017 MBA GESTÃO DE PESSOAS

UNISUL

2014 MBA GESTÃO FINANCEIRA

UNISUL

2012 MBA ECONOMIA

UFRGS

2011 MBA GESTÃO DE PROJETOS

UNISUL

2009 GRADUAÇÃO GERENCIAMENTO DE TI

UNISUL

2002 GRADUAÇÃO ANÁLISE DE SISTEMAS

PUC

Porto Alegre - RS, Brasil

+55-51-999**-****

ac3u52@r.postjobfree.com

Skype:chagas.marcelo

CERTIFICADOS

PSM I – Professional Scrum Master I

PSPO I – Prof. Scrum Product Owner

Agile Scrum - Exin

CAPM & PMP - PMI

ITIL Service Management - Exin

SCRUM Master - Scrum Alliance

Lotus Notes Developer – IBM

Scrum Certified - Scrum Study

HABILIDADES

Gerenciamento de Projetos - PMI

Scrum Master, Product Owner

ITIL

BPM

KANBAN, XP, LEAN, Agile

PMO

Prince 2

Levantamento de requisitos

Análise de sistemas

Línguas

English

Portuguese

Spanish

Linguagens de Programação / DB

Notes Script

Java Script, Java, ABAP, .NET, Visual

Basic, Python, Ruby / Rails

HTML 5, CSS3

SQL Server

Oracle

Ferramentas / ERP / Outros

MS-Sharepoint, MS-Project,

Enterprise Architect, JIRA, Bizagi,

MS-Visio, Redmine, Microsoft TFS,

OFM - Oracle Fusion Middleware,

MS-Office, MS, UML Visual Studio,

MS-Dynamics AX, SalesForce, SQL, SAP

4,7, SAP ECC 6 ON HANA.

PROJETOS

2015 – atual IT PROJECT MANAGER / SCRUM MASTER (SAP, WEB, PMI, Scrum / Agile) EMBRAER

A EMBRAER é uma das maiores empresas de construção de aviões do mundo e eu atuo nesta empresa como gerente de projetos e líder de TI. Totalmente envolvido em relatórios de progresso, tempo, mudança, risco, custos, integração e gestão de stakeholders. Projetos em desenvolvimento de sistemas e SAP, pessoa de referência em ciclo de vida de projetos e contribuinte do PMO, com foco em Agile, Kanban, Scrum e melhores práticas do PMI fazem parte da rotina.

Principais Projetos:

Projeto SAP ECC 6.0 on HANA (12 months) – IT project manager responsável pela implantação da nova versão SAP na empresa. Double Entry, Remediation, gestão de defeitos e integração com sistemas satélites também foram partes das atividades durante o período. Projeto SAP AutoStore (10 meses)– Automação de movimentação de materiais através de equipamentos robóticos. Implantação de software dos robôs no ambiente, adequação do sistema O2P para os principais processos de coleta e armazenamento com integração ao SAP. Utilização do Oracle Fusion Middleware (OFM) para transporte de dados em formato XML/JSON, banco SQL Server, MS-Project 2013 e metodologia de gestão exclusiva e proprietária da Embraer. Status report de andamento conforme modelos propostos pelo PMO da organização, participação em revisão de arquitetura sistêmica e aquisições de equipamentos, bem como alocação e reserva de recursos humanos às necessidades semanais do projeto. Projeto internacional com envolvimento de fornecedor sediado nos Estados Unidos. Projeto Transferência do Pool (7 meses) – Destinado a criação de nova planta de armazenagem no sistema SAP e testes de integração das movimentações de materiais, contemplando processos intercompany, reparos, inventário, entre outros, com consequente aumento da capacidade logística da organização afim de atender as demandas do programa E2 da Embraer. Projeto Transferência KitBS (2 meses)– Gestão do projeto de transferência de materiais, e criação dos processos vinculados a parte Contábil, Fiscal, Financeiro, Suprimentos, Vendas, Logística, Qualidade, Planejamento, WM, IM, Centro de Serviço no ERP SAP e em seus sistemas satélites, relacionados ao atendimento aos clientes, no que tange envio de materiais

(kits), contemplando as áreas de Logística de Armazenagem, Expedição de Materiais, CSI, Fiscal, Qualidade, Av. Comercial, Av. Executiva, Av. Militar, Planejamento de Peças, Atendimento ao Cliente, Reparo, entre outras.

Projeto SAP Archive (4 meses) – Projeto SAP para arquivamento de dados (acima 10T), melhorias em performance de tabelas Z e novos desenvolvimentos relacionados a desempenho. Frame PMI completo.

2014 – 2015 SCRUM MASTER / PROJECT MANAGER (International teams, MOBILE, WEB, Scrum) HP - HEWLETT & PACKARD

Principais Projetos:

Projeto Pre Boot (7 meses) - Gerenciamento de projeto de componentes de pré-boot /BIOS de plataformas target HP (Desktops, Notebooks e Smartphones). Atuação com equipes remotas situadas no Nordeste Brasileiro e Estados Unidos. Projetos SAAS e Core Bios com gerenciamento ágil.

Projeto HP Touchpoint manager (10 meses) - SCRUM Master em projetos de desenvolvimento de softwares de comércio eletrônico, geolocalização e gestão de ativos baseados em Cloud Computing e versão Mobile, com framework Rails na área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. Principais tecnologias relacionadas: Ruby/Rails, Linux, Microsoft TFS, Jira, C++, Agile Manager, Win7, MS-Project, entre outras.

Product site: https://www.hptouchpointmanager.com/ 2013 – 2014 IT PROJECT MANAGER (International teams, ERP, PMI) DELL

Projeto Oracle EBS (12 meses) - Gerenciamento de projetos ERP Oracle / Desenvolvimento. Gestão de escopo, tempo, custo, qualidade, comunicações, riscos e acompanhamento de desempenho. Compliance de projetos, análise de indicadores de projetos, priorização de alocação de recursos, automação de relatórios e indicadores. Atuação como gerente de projetos com equipes remotas na Índia, Estados Unidos, Indonésia, Inglaterra e Brasil. 2011 – 2013 SENIOR SYSTEM ANALYST / SCRUM MASTER

RIO 2016

Levantamento de requisitos, análise funcional, elaboração de estudos de viabilidade técnica, elaboração de RFPs, gestão de mudanças, processos e Implantação de sistemas. Análise de sistemas na plataforma Sharepoint, ambiente windows server 2008 R2, Implantação de processos em ferramenta de service desk, modelagem de processos de negócio em BPM e estimativas de esforço para construção de sistemas em Use Case Points com documentação UML. Análise de sistemas em software de colaboração com Sharepoint. Change Management (3 meses) - Implementação do sistema de gerenciamento de mudanças fornecido pela ATOS e adaptação às regras comerciais Rio 2016. Dynamics AX (12 meses) - Microsoft Dynamics AX ERP Implementação e Integração com sistemas satélites.

Brand License (6 meses) - Projeto, pesquisa, análise funcional e desenvolvimento de sistemas de gerenciamento para gerenciar licenças comerciais para produtos Rio 2016. Integração com ERP.

Stakeholders (6 meses) - Gestão e execução deste projeto. Reunião de requisitos, análise funcional, estudo de viabilidade técnica, rastreamento de fornecedores, gerenciamento de mudanças, tempo, custos, riscos e outros relacionados. 2007 – 2011 IT PROJECT MANAGER / SCRUM MASTER

CONSTRUTIVA

Gerenciamento do ciclo de vida de projetos, liderança de equipe, análise de sistemas, elaboração de modelos lógicos de dados, análise funcional, diagramas UML e engenharia reversa. Modelagem de processos de negócio em BPM. Prospecção comercial e apoio técnico a pré-venda. Implantação de metodologia de gerenciamento ágil para projetos de software. Análise de sistemas de colaboração com Sharepoint e desenvolvimento mobile. Principais Projetos e clientes:

Construtiva IT Manager (12 meses) – Gerente de Tecnologia da Informação de empresa cliente. Gestão de incidentes, prazos, custo, escopo, comunicação, planos de projeto, processos de gerenciamento de serviços (ITIL) e governança para a área de suporte a sistemas. Gestão de fornecedores (DBA e Data Center), gestão dos recursos humanos e técnicos em ambiente de aplicações web com geolocalização e software embarcado. HP, Unibanco (7 meses) – Análise de sistema destinado a operações na Bovespa. Integração com SINACOR. Análise funcional de requisitos de sistema, engenharia reversa, levantamento de requisitos em área funcional e modelagem de processos de negócio. Terra/RS (12 meses) – Projeto de manutenção de sistemas de workflow destinados a área de financeira e administrativa, desenvolvidos em Lotus Notes R7 e integrados com banco de dados Oracle.

Eletrosul/SC (8 meses) – Gerenciamento de projeto de manutenção, desenvolvimento e integração com portal IBM de sistemas de workflow desenvolvidos em Lotus Notes R7. Desenho de processos de negócio em BPM.

Standard Bank/SP (3 meses) – Gerenciamento da implantação de metodologia ágil de gestão

(Scrum) na unidade brasileira com participação da equipe sediada em Londres/UK. 2006 – 2007 SYSTEM ANALYST

IBM

Análise de sistemas de softwares para gestão de despesas de marketing. Análise de testes e garantia de SLA. Análise e desenvolvimento de softwares em Lotus Notes. Administração de servidores Lotus Notes. Análise funcional e técnica de sistemas de workflow em Lotus Notes com banco de dados Oracle referentes a despesas de Marketing a nível global. 2005 – 2006 SYSTEM ANALYST

TLANTIC

Documentação funcional e técnica de projetos de software. Identificação de requisitos em clientes estrangeiros, definições de requisitos, WBS e estimativas em Pontos de Caso de Uso

(UCP). Sistemas personalizados, análise funcional e compilação de fluxo de trabalho usando o

.NET 3.0 / 3.5, banco de dados Oracle, PL-SQL, XML e Oracle Workflow Builder. Ferramentas IBM, como Clear Case, Clear Quest e Requisite Pro. Atuação nos sites de clientes em Lisboa e Porto / Portugal.

1999 – 2005 SYSTEM ANALYST

TELEFONICA (VIVO)

Análise de sistemas e desenvolvimento de projetos relacionados a Call Center, Fidelização de Clientes, Gestão de Help Desk, Controle de Viagens, Despesas integrado com SAP R/3, Logística, Gestão de metas e objetivos. Implantação de sistemas de workflow em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre. Implantação de ferramenta de análise de indicadores e extração de dados administrativos (Business Objects.). Desenvolvimento em Abap e Lotus Notes Script. Integração com módulos SAP. Desenvolvimento de sistemas com Visual Basic, Java, JSP e ASP. Análise estruturada, integração com banco de dados Oracle e SQL Server.

1995 – 1999 DEVELOPER

STARTUP COMPANIES

Desenvolvedor de software para projetos de finanças e administração usando Abap, Lotus Notes Script, HTML, Visual Basic, Java, JSP e ASP com bancos de dados Microsoft e Oracle. Atividades de análise de sistemas estruturados e Análise Orientada a Objetos, modelos lógicos e físicos de entidades e seus relacionamentos, bem como treinamento de usuários finais. Levantamento de requisitos e documentação de software. TREINAMENTOS

2008 – atual

JAVA Programmer 27h – by Lynda – Jul, 2017;

Comparing Agile Software Tools – by Lynda – feb, 2017; Mastering Microsoft Project Graphical Reports – by Lynda – sep, 2016; Managing International Projects – by Lynda– sep, 2016; PMI-ACP Certification: Adopting an Agile Approach – by Udemy – march, 2016; Professional Scrum Product Owner – 12h – Ti Exames – feb, 2016; Professional Scrum Master - 16h – by Ti Exames – jan, 2016; Managing Project Risks and Changes - 20h – by University of California, Irvine – nov, 2015; Budgeting and Scheduling Projects – 20h – by University of California, Irvine – nov, 2015; Software processes and Agile Practices – 20h - by University of Alberta - oct/Nov, 2015; Initiating and Planning Projects – 24h - by University of California, Irvine – oct/Nov, 2015; DevOps fundamentals – 4h – Microsoft Virtual Academy – sep, 2015; Gamefication - 72h - University of Pennsylvania – Jan, 2014; USW30x Tangible Things - 40h – HarvardX University – Jul, 2014; Web programming with Asp.Net e C# - 20h - Puc – jan, 2013; C# - 117h - Fundação Bradesco – jun, 2012;

Requirements - 26h - Fundação Bradesco – jul, 2012 Information Security – 30h – Fundação Bradesco – feb, 2012; PMP/CAPM (PMBOK 4 Eds.) – 35h – TIExames – jun, 2011;

Project Management (PMBOK 4 Eds.) - 16h - TIExames -jan, 2010; Data models - 24h - Fundação Bradesco – nov, 2010; ITIL Service Management Manager - 80h - EXIN - sep / nov, 2008.



Contact this candidate